Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de junho de 2010

*****Pink Floyd*****


Pink Floyd
Pink Floyd foi uma banda de rock inglesa do século XX (1960 aproximadamente) famosa pelas suas composições de rock clássico harmónico, pelo seu estilo progressivo e pelos espectáculos ao vivo extremamente elaborados. A origem do nome "Pink Floyd" deve-se à admiração do fundador Syd Barrett pela arte dos músicos Pink Anderson e Floyd Council, do blues.
É um dos grupos mais influentes na história do rock, além de um dos mais bem sucedidos, tendo vendido aproximadamente 300 milhões de cópias de seus álbuns. A produção The Dark Side of the Moon manteve-se no Top 100 Billboard de vendas durante mais de uma década e continua a ser um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos.
Liderada pelo lendário cantor e compositor Syd Barrett, o grupo tinha um modesto sucesso na segunda metade da década de 1960 produzindo rock psicodélico. Mas o comportamento errático de Barrett forçou seus colegas de banda a afastá-lo e substituí-lo pelo guitarrista e cantor David Gilmour.
Com a saída de cena de Barrett, o baixista e vocalista Roger Waters gradualmente tornou-se o líder e principal compositor do Pink Floyd. Esta fase foi marcada pela produção de álbuns conceituais como The Dark Side of the Moon (1973), Wish You Were Here (1975), Animals (1977) e The Wall (1979) --- álbuns que obtiveram êxito mundial, foram aclamados pela crítica especializada e figuraram em listas dos mais vendidos e populares em vários países.
Mas após o álbum, The Final Cut, (1983), o grupo separou-se. Em 1985, Waters declarou que o Pink Floyd estava extinto, mas os demais membros - agora liderados por Gilmour, mais o tecladista Rick Wright e o baterista Nick Mason -, após briga judicial, retomaram a banda com o nome oficial e seguiram gravando e se apresentando - com grande sucesso comercial - e, finalmente, fecharam um acordo com Waters.
Em 2 de julho de 2005 e pela primeira vez em 24 anos, a formação mais clássica do Pink Floyd voltou a tocar, para a sua maior platéia, no concerto Live 8, em Londres, Reino Unido. Em 15 de Setembro de 2008, o tecladista Richard Wright morreu, pondo um fim no sonho de um possível retorno dos Pink Floyd.
Em entrevista concedida ao jornal italiano La Repubblica no dia 3 de fevereiro de 2006, Gilmour indicava o fim do Pink Floyd, declarando que o célebre grupo não produzirá qualquer novo material, tampouco voltará a se reunir novamente. Ainda assim, a possibilidade de se fazer uma apresentação similar ao Live 8 não foi descartada tanto por Gilmour ou Mason.
Alguns Discos
• The Piper at the Gates of Dawn (1967)
• A Saucerful of Secrets (1968)
• More (1969)
• Ummagumma (1969) *
• Atom Heart Mother (1970)
• Meddle (1971)
• Obscured by Clouds (1972)
• Dark Side of the Moon (1973)
• Wish You Were Here (1975)
• Animals (1977)
• The Wall (1979)
• The Final Cut (1983)
• A Momentary Lapse of Reason (1987)
• The Division Bell (1994)
Curiosidades
• Syd Barrett não chegou a abandonar a banda, na verdade ele foi abandonado pelos integrantes do grupo que não o levavam mais aos shows devido a seu comportamento cada vez menos previsível em função do uso exagerado de drogas (LSD).
• O primeiro nome do grupo foi Sigma 6 e que não foi o único, já que teve outros nomes antes do definitivo, passando a chamar-se T-Set, The Megadeaths, Abdabs, este último ampliado a The Architectural Abdabs ou The Screaming Abdabs e inclusive, antes do definitivo, também se chamaram Pink Floyd Sound.
• O nome definitivo de "Pink Floyd" foi fruto da imaginação de Syd Barrett e nada mais é que a união dos nomes de dois músicos de blues da Georgia (Pink Anderson e Floyd Council).
• O cientista inglês Stephen Hawking colaborou no disco The Division Bell, na canção "Keep Talking". É a voz robótica que se escuta ao princípio e durante a canção.
• Roger Waters, Nick Mason e Rick Wright conheceram-se em 1965 na escola de arquitetura de Rojen Street.
• Ao ouvir, de trás para frente, a canção "Empty Spaces" de "The Wall" ouve-se uma mensagem secreta na voz de Roger Waters. Diz o seguinte: "Congratulations, you have just discovered the secret message. Please send your answer to *Old Pink*, Care of the funny farm, Chalfont… Roger, Caroline's on the phone." - Algo como - Parabéns, Você descobriu a mensagem secreta. Por favor envie sua resposta a *Old Pink *, aos cuidados da fazenda engraçada, Chalfont… Roger, Caroline ao telefone.
• Bob Geldof, vocalista em "The Wall", era do grupo "Boomtown Rats" que fez um grande sucesso chamado "I Don't Like Mondays", baseado numa notícia que comoveu a Inglaterra quando uma menina chegou a escola numa segunda-feira pela manhã e matou vários colegas de classe. Quando lhe perguntaram por que tinha feito aquilo, sua resposta foi: "I Don't Like Mondays" - Não gosto de segundas-feiras.

Algumas Sugestões de Música
http://www.youtube.com/watch?v=vyqgjCKm9nQ - Shine On You Crazy Diamond
http://www.youtube.com/watch?v=ntm1YfehK7U&feature=related – Time
http://www.youtube.com/watch?v=xb-Nacm-pKc&feature=related – Learning to Fly
http://www.youtube.com/watch?v=zlY-JlE5ZCo&feature=related – US and them
http://www.youtube.com/watch?v=wBkTUzKAiXQ&feature=related - Mother



By: Kyara

Nenhum comentário:

Postar um comentário