Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de junho de 2010

*****U2*****


*****U2*****
U2 é uma banda de rock alternativo formada em Dublin, Irlanda no ano de 1976. O grupo é composto por Bono Vox (vocalista e guitarrista), The Edge (guitarrista, pianista e backing vocal); Adam Clayton (baixista); Larry Mullen Jr. (baterista e percussionista). O U2, com mais de trinta anos de estrada, é uma das mais populares bandas de rock do mundo desde a década de 80. Os seus concertos são únicos e um verdadeiro festival de efeitos especiais, além de ser uma das bandas que mais arrecadam anualmente. As vendas já atingem em torno de 150 milhões de discos no mundo inteiro, já ganharam vinte e dois prêmios Grammy Awards, estão entre as bandas que mais aparecem no ranking da Lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, estreando em 5º lugar, o álbum The Joshua Tree, em 1987; 45º lugar, o álbum Achtung Baby, em 1991; e 197º lugar, All That You Can't Leave Behind, em 2000. Em 2003, foi feita a Lista das 500 melhores canções de todos os tempos pela revista Rolling Stone, obtendo 6 canções no total, estando atrás de outros ícones como The Rolling Stones com 14 canções e The Beatles, com 23 canções. Além da empreitada musical, eles são também conhecidos pela sua participação ativa em causas políticas e humanitárias, em especial o líder da banda, Bono. Ele tem participado ativamente em várias campanhas e apelado a líderes do mundo inteiro a fim de obter apoio na sua luta contra a fome, sobretudo nos países mais pobres. Essa "obsessão" de Bono levou a incomodar os membros do grupo e quase levou o U2 ao fim em tempos passados. Porém, isso foi revertido e ele conta com o apoio deles na sua causa.
Formação
A banda foi formada em 25 de Setembro de 1976. Larry Mullen Jr., com apenas 14 anos, pôs um anúncio na escola, Mount Temple High School, à procura de elementos para uma nova banda. A resposta resultou num grupo de 5 elementos batizado de "Feedback ", que incluía Larry na bateria, Adam Clayton no baixo, Paul Hewson (Bono) no vocal, David Evans (The Edge) na guitarra e o irmão de David, Dik Evans, também na guitarra. Após 18 meses de ensaios, os "Feedback" mudaram o nome para "The Hype". A banda tocou com este nome num concerto para a descoberta de novos talentos em Limerick na Irlanda em 17 de Março de 1978, tendo ganho o concurso. Jackie Haden, da "CBS Records", que fazia parte do júri, ficou impressionado com a banda, tendo-lhes dado a oportunidade de gravar a sua primeira demo. O punk rock de Dublin, Steve Averill (mais conhecido como "Steve Rapid" dos "Radiators from Space") disse que os "The Hype" não prestavam, pelo menos no nome. Mais tarde, devido ao fato de a família de Adam ser muito ligada à aviação, Adam sugeriu um novo nome para a banda, U2 (Lockheed U-2, nome de um avião-espião utilizado pelos EUA durante a Guerra Fria que fora abatido pela URSS poucos dias antes do nascimento de Paul Hewson - Bono) que foi aceito e se tornou o nome oficial da banda até os dias de hoje. Há quem sugira que o nome "U2" é baseado na filosofia do grupo, que acredita que a audiência faz parte da música e dos espetáculos e, como tal, "you too" ("você também") participa do espetáculo. Dick saiu em Março de 1978, e a banda fez-lhe um concerto de despedida. Reduzidos a quatro elementos, lançaram o seu primeiro single em Setembro de 1979, U2 3 de seu nome, que chegou ao topo das tabelas na Irlânda. Em Dezembro desse ano rumaram a Londres para realizar os seus primeiros concertos fora da Irlanda, não tendo conseguido grande atenção do público ou da crítica.
Boy (1980) e October (1981)
Em Março de 1980 assinam pela Island Records que em Outubro edita o seu primeiro álbum Boy. Seguidamente partem para a sua primeira turnê fora do Reino Unido. Em 1981 editam o segundo álbum, intitulado October. Os fãs e a crítica depressa deram conta do carácter espiritual das letras da banda; Bono, The Edge e Larry, menos Adam são cristãos assumidos, e não faziam nada para esconder tal fato. Estes três membros cristãos da banda juntaram-se a um grupo religioso de Dublin chamado "Shalom", o que os levou a questionar a relação entre a fé cristã e o estilo de vida baseado no rock.
War (1983)
Resolvida todas as pendências religiosas dentro do grupo, o U2 começou a pensar em um novo álbum. Mas antes, lançaram um novo single, "A Celebration", dando assim um indício acerca do rumo que a banda iria tomar. Pressionado pela gravadora, o grupo cogitou mudar de produtor. No entanto, acabaram produzindo o álbum War com o produtor dos álbuns anteriores, Steve Lillywhite. O álbum, bem mais consistente que o seu anterior, apresenta uma maior diversificação na instrumentação (incluindo o uso de violinos e de corais femininos) e uma maior sofisticação nas letras, que deixam de lado as dúvidas existenciais dos últimos álbuns para adotarem uma posição crítica em relação aos acontecimentos da época. O exemplo mais óbvio disso é "Sunday Bloody Sunday", canção sobre os conflitos religiosos entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte. O primeiro single do álbum, "New Year's Day", foi o primeiro êxito internacional da banda, tendo chegado a nº 10 no Reino Unido e quase entrou no top 50 dos Estados Unidos. A MTV deu grande destaque ao vídeo desta música, o que abriu as portas ao mercado americano e à realização de uma bem-sucedida turnê daquele país, que rendeu o registro do EP Under a Blood Red Sky, gravado em um show no acidente geográfico de Red Rocks, considerado pela Rolling Stone um dos acontecimentos que "mudaram a história do rock".

Discografia...
• Boy (1980)
• October (1981)
• War (1983)
• The Unforgettable Fire (1984)
• The Joshua Tree (1987)
• Rattle and Hum (1988)
• Achtung Baby (1991)
• Zooropa (1993)
• Pop (1997)
• All That You Can't Leave Behind (2000)
• How to Dismantle an Atomic Bomb (2004)
• No Line on the Horizon (2009)
Turnês...
• U2 3 – 1979-1980
• Boy Tour – 1980
• October Tour – 1981-1982
• War Tour – 1982-1983
• Unforgettable Tour – 1984-1985
• Joshua Tree Tour – 1987
• Lovetown Tour – 1988-1990
• Zoo TV Tour – 1992-1993
• Popmart Tour – 1997-1998
• Elevation Tour – 2001
• Vertigo Tour – 2005-2006
• U2 360° Tour – 2009-2010

Algumas músicas...
http://www.youtube.com/watch?v=98W9QuMq-2k [Vertigo]
http://www.youtube.com/watch?v=_Ye8GLPUVsM [With Or Without You]
http://www.youtube.com/watch?v=PD_0fqvT32g [the saints are coming (feat. Green day)]

By:Rayto Yagami

Nenhum comentário:

Postar um comentário